Após alguns dias de descanso para relaxar corpo, alma e mente, retomamos os trabalhos, entramos agora na parte considerada mais lenta, onde os resultados dos trabalhos demoram a aparecer: os acabamentos!
Mudamos o Savannah´S de lugar, para um espaço um pouco maior, que nos permitira trabalhar com melhor comodidade e com mais espaço, agora lentamente vamos efetuando as finalizações... devagar e sempre, o intuito é fazer bem feito, nem que demore!
Efetuamos neste dia parte da montagem do circuito de combustível conforme fotos:
Foto 385. Detalhe da válvula de corte do combustível, instalada no assoalho do Savannah´S
Foto 386. Detalhe do final do circuito de combustível até a bomba elétrica.
Foto 387. Detalhe da bomba elétrica, o combustível ainda passar por um filtro antes de encontrá-la.
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18/12/2013 - Cabos elétricos.
Os trabalhos de hoje resumiram-se em iniciar as passagens dos cabos elétricos.
Foto 389. Detalhe da entrada dos cabos do trim e de luz de deriva na fuselagem, (parte traseira).
Foto 390. Detalhe da entrada dos cabos do trim e de luz de deriva na fuselagem, (parte traseira, vista interna).
Foto 391. Detalhe da descida dos cabos sentido à cabine, vista da parte traseira interna da fuselagem.
Foto 392. Detalhe da descida dos cabos sentido à cabine, vista da janela de inspeção inferior da fuselagem.
Foto 393. Vista da passagem dos cabos do trim e de luz de deriva sobre o local da bateria.
Foto 394. Vista da passagem do cabo da bateria pela frente do comando do flaperon.
Foto 396. Vista do cabo de bateria e outros já saindo na frente da parede de fogo para conexão.
Foto 398. Ah! Aproveitamos e fizemos os furos da tomada de ar estático.
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24/12/2013 - Presentes de Natal
Aqui não tem Papai Noel, mas sim, PAPAI DO CÉU, que nos abençoa com saúde e força e nos permite trabalhar para corrermos em busca de nossos sonhos! Chegaram alguns componentes adicionais para instalação no Savannah´s abaixo na foto temos:
- GPS Garmin 396
- Radio Icom A 220
- Radio Icom A 22
- Transponder Garmin GTX 327
- Fones de Ouvido
- Indicador de Altura do TRIM do estabilizador horizontal
- Chave geral
- Disjuntores de proteção
- Chaves liga / desliga tipo gangorra.
Foto 399.
Agora estamos na expectativa para a chegada do motor, para instalação do último instrumento no painel, e então realizar toda a parte de instalação elétrica / hidráulica / de ar / radiocomunicação! Faltando depois apenas os ajustes do motor!
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09/01/14 - Finalizações atrasadas...
2014 têm sido um ano que temos bastante trabalho, com isso, sobra pouco tempo para o projeto Savannah´s, mas aos poucos estamos finalizando, seguem as fotos.
Foto 400. Parede de fogo com os primeiros componentes.
Foto 401. Detalhe da aranha de combustivel.
Foto 402. Detalhe da aranha de combustivel. vista de outro lado.
Foto 403. Detalhe de nosso painel, quase pronto...
Segue o vídeo de teste de nosso servo do compensador elétrico e respectivo indicador de posição:
Foto 404. Detalhe da haste do acelerador.
Foto 405. Detalhe da fiação atrás do painel, especificamente do trim elétrico.
Foto 406. Detalhe do regulador e rele de partida.
24/12/2013 - Presentes de Natal
Aqui não tem Papai Noel, mas sim, PAPAI DO CÉU, que nos abençoa com saúde e força e nos permite trabalhar para corrermos em busca de nossos sonhos! Chegaram alguns componentes adicionais para instalação no Savannah´s abaixo na foto temos:
- GPS Garmin 396
- Radio Icom A 220
- Radio Icom A 22
- Transponder Garmin GTX 327
- Fones de Ouvido
- Indicador de Altura do TRIM do estabilizador horizontal
- Chave geral
- Disjuntores de proteção
- Chaves liga / desliga tipo gangorra.
Foto 399.
Agora estamos na expectativa para a chegada do motor, para instalação do último instrumento no painel, e então realizar toda a parte de instalação elétrica / hidráulica / de ar / radiocomunicação! Faltando depois apenas os ajustes do motor!
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09/01/14 - Finalizações atrasadas...
2014 têm sido um ano que temos bastante trabalho, com isso, sobra pouco tempo para o projeto Savannah´s, mas aos poucos estamos finalizando, seguem as fotos.
Foto 400. Parede de fogo com os primeiros componentes.
Foto 401. Detalhe da aranha de combustivel.
Foto 402. Detalhe da aranha de combustivel. vista de outro lado.
Foto 403. Detalhe de nosso painel, quase pronto...
Segue o vídeo de teste de nosso servo do compensador elétrico e respectivo indicador de posição:
Foto 404. Detalhe da haste do acelerador.
Foto 405. Detalhe da fiação atrás do painel, especificamente do trim elétrico.
Foto 406. Detalhe do regulador e rele de partida.
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14/01/2014 - Trabalhando no motor.
Segue o vídeo de preparação de instalação do motor no berço...
Segue o vídeo de preparação de instalação do motor no berço...
Realizando instalações e conexões de ar, oleo e de exaustão!
Foto 407.
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Foto 417.
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14/01/2014 - Finalizando montagem do motor.
Os trabalhos estão culminando, aproxima-se cada vez mais o primeiro funcionamento de nosso motor!
Foto 418.
Foto 419.
Foto 420.
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Foto 422.
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23/01/2014 - Hélice!
Finalmente inciamos o trabalho na hélice do savannah s, segue abaixo fotos do trabalho:
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Foto 426. Os parafusos e porcas para prender o espaçador da hélice.
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Foto 427. Detalhe da conexão para o espaçador.
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Foto 428. Apertando todos os parafusos, usamos um torquimetro para ajuste de aperto.
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Foto 429. Detalhe dos parafusos apertados a 25 Nm.
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Foto 430. Detalhe do prato do spinner.
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Foto 432.
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Foto 433. Detalhe do cubo da helice, com as helices ja colocadas, e um gabarito, para deixar todas as pás no mesmo angulo.
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Foto 434.
Foto 435.
Foto 436.
Foto 437.
Foto 438.
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Foto 439.
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26/01/2014 - Primeira partida do motor!
Finalmente a tão esperada primeira partida de nosso motor, não tivemos nenhum problema com relação ao acionamento, seguimos certinho as instruções do manual, mais as orientações de nosso engenheiro, Sr. Dal magro, e foi um dia formidável, bastante recompensador... Segue o vídeo do dia:
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30/01/2014 - Frenagem e ajustes hélice.
Agora que testamos o motor, vamos a frenagem de abraçadeiras e conexões, instalação de safety wire, também finalizamos montagem da hélice e do spinner.
Foto 440.
Foto 441.
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Foto 447.
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17/02/2014 - Os trabalhos avançam...
Desde 30/01/14, desenvolvemos varias ações no savannah, infelizmente, por falta de tempo não atualizamos no blog, mas já estamos mais adiantados, instalamos, cool, parabrisas, forração, cintos de segurança, flaperon´s, instalamos profundor e deriva, finalizamos a emprenagem, e o levamos para o aeroporto, agora faltam: instalação das asas, portas, radio e transponder, e pronto, será só aguardar a vistoria final!
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Foto 462.
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22/02/2014 - Instalação das asas.
Agora os trabalhos concentram-se nos finais de semana, neste último, apesar da chuva realizamos a instalação das asas, ainda não apertamos os parafuso, pois queremos finalizar os acabamentos nas raízes das asas, e caso precise possamos retirar os parafusos de fixação, que aliás ao final devem ser apertados com torquímetro a 7 Nm.
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01/03/2014 - Primeira porta instalada!
Não é facil, com a aeronave estando no aeroporto, complicou a execução dos trabalhos, mas devagar chegaremos lá! Neste final de semana, conseguimos instalar a primeira porta:
Foto 470.
Foto 471.
Foto 472.
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19/03/2014 - Espera...
Já concluimos a instalação das portas, suportes, ajustamos a tensão dos cabos, agora, estamos no aguardo da vistoria de nosso engenheiro e andamento do processo junto a ANAC, mas confessamos não vemos a hora de ver o savannah s voando!!!
Foto 473.
Foto 474.
Foto 475.
Foto 476.
Foto 477.
Foto 478.
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Bom dia pessoal, muito bom... Estou curioso para saber como irão ajustar o passo da helice, não deixem de mostrar, o blog de vocês é muito incentivador a todos que desejam construir a própria aeronave, parabéns.... Jean Carlos - GO
ResponderExcluirBom dia Jean, obrigado por suas palavras... Já postamos fotos da helice acima como pode ver, fizemos um gabarito, ajustamos o passo da primeira pá, colocamos o gabarito para travar no angulo da mesma, depois foi so colocar o gabarito e ajustar o passo das demais. Abraço!
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