Com grande alegria demos início à montagem das asas, pois agora, ao terminá-las, virá a pintura, interior da fuselagem, motor, acabamentos finais, e ... os testes de pista, e ... o tão aguardado primeiro vôo!!!
Mas, até lá, voltemos à realidade atual... ainda estamos iniciando a montagem das asas, hehe, seguem as primeiras fotos:
Foto 291. Pré-montagem, longarinas, nervuras...
Foto 292. Vista lateral da estrutura, é mais grande do que imaginávamos...
Foto 293. Vista lateral por outro angulo da estrutura da asa, é possível claramente notar-se que o perfil da asa é o Clark - Y. Alias, você sabe o que é Clark - Y? Bom vamos, lá, nossa montagem também envolve historia, tecnologia e cultura:
Clark Y é
o nome de um determinado tipo de perfil, amplamente utilizados em fins gerais de
aeronaves,l desenhos e muito estudada em aerodinâmica ao longo dos anos. O perfil
foi criado em 1922 por Virginius E. Clark . O aerofólio tem uma espessura de
11,7 por cento e é sobre a superfície inferior de 30 por cento de acorde volta.
O fundo plano simplifica as medições do ângulo de hélice, e facilita a construção
de asas sobre uma superfície plana.
Para muitas aplicações,
o Clark Y tem sido adequada, pois dá o desempenho geral razoável no que diz
respeito a sua relação sustentação-arrasto , e tem ótimas características. Mas a superfície inferior plana é ótima do
ponto de vista aerodinâmico.
O perfil Clark Y é o mais favorável para a construção de modelos de aeronaves, graças ao
desempenho de vôo que a seção oferece em média ao cortar os fluxos de ar.
Aplicação em aeromodelos é muito ampla, variando de planadores de vôo
livre até modelos em escala controlados por radio.
O Clark Y
é atraente, graças à sua alta curvatura, o que produz uma relação muito boa de sustentação-arrasto, e por sua
superfície inferior quase horizontal, o que ajuda na construção precisa de asas.
Nossos especiais agradecimentos à Wikimedia Foundation, Inc, texto extraído da página:
http://en.wikipedia.org/wiki/Clark_Y
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15/10/2013 - Montagem da estrutura interna da asa.
Finalmente iniciamos os trabalhos com a estrutura, basicamente os trabalhos do dia foram: limpeza das áreas de contato dos componente para retirar impurezas e aplicação do fundo protetor, seguem as fotos:
Foto 294.
Foto 295.
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Foto 307.
Foto 308.
Foto 309.
Foto 310.
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17/10/2013 - Continuação das montagens das asas.
Concluida a montagem da estrutura interna da asa esquerda, hoje montamos a estrutura da asa direita, abaixo um resumo de fotos do trabalho do dia, são poucas fotos, visto os componentes serem simétricos.
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Foto 311.
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Foto 313.
Foto 314.
Foto 315.
O que nos impressiona demasiadamente é a qualidade dos componentes, e o alinhamento final ao clecar e arrebitar as peças, fantástico! A próxima etapa agora é aplicar o fundo para proteção dos componentes internos.
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19/10/2013 - Aplicação de fundo protetor.
Estando prontas ambas as estruturas das asas, confirmado a posição das peles, realizamos o trabalho de aplicação de fundo protetor para a parte interna das asas, segue abaixo fotos dos trabalhos do dia:
Foto 316.
Foto 317.
Foto 318.
Foto 319.
Foto 320.
Foto 321.
Nossa próxima etapa prevê a instalação dos tanques de combustível, mangueiras e conexões da linha de combustível, bem como a fiação elétríca das pontas de asas, para depois realizarmos o fechamento das asas!
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23/10/2013 - Instalação dos tanques.
Decidimos trabalhar sobre os tanques para o nosso Savannah s, apesar de nosso kit vir com 4 tanques optamos por instalar apenas 02, pois por mais aventureiros que são nossos espíritos, dificilmente voaríamos por 7 horas consecutivas... Assim, com 2 tanques e 3 horas e meia de autonomia, ja nos damos por satisfeitos!
Foto 322. A indicação do manual.
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Foto 323. Nossa marcação de acordo com o indicado no manual.
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Foto 324. Detalhes dos pontos para conexão das mangueiras, já protegidos contra vazamentos.
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Foto 325. Detalhe do suporte já parafusado ao tanque, seguindo a orientação do manual o parafuso recebeu loctite para melhor travamento.
Foto 326. Precisamos esperar 24 horas para secagem dos tanques, então aproveitamos e montamos os pneus do trem de pouso, sem dificuldades....
Foto 327. Parece simples, mas como deu prazer montá-los, a vontade de terminar o trem de pouso foi grande, mas só depois da pintura...
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24/10/2013 - O trabalho continua...
Vamos então de volta as asas!
Foto 328. Detalhe dos clecos prendendo a pele do bordo de ataque e a pele do extra dorso da asa.
Foto 329. Detalhe do trabalho parcial, com alguns rebites já fixados.
Foto 330.
Foto 331.
Foto 332. Detalhe dos rebites já puxados, vista interna do bordo de ataque, perfeito!
Foto 333.
Foto 334. A asa com o extra dorso pronto, que simetria!
Foto 335. Vista interna do intra dorso, como o extra dorso já esta pronto, tomamos o cuidado de forrar a mesa para evitar riscos ou danos, agora vem a colocação dos tanques e o fechamento da asa.
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25/10/2013 - Fechando a asa direita.
Começamos o trabalho para fechamento da asa direita, muita atenção e cuidado minucioso na montagem...
Foto 336. Fixação das mangueiras de saída e retorno do combustível.
Foto 337. Detalhe da conexão da mangueira de retorno do combustível.
Foto 338. Detalhe da conexão da mangueira de retorno do combustível, vista inferior.
Foto 339 - Preparação para colocação da pele do intra dorso da asa.
Foto 340 - Detalhe da ponta da asa.
Foto 341. A asa com a pela do intra dorso pré clecada, incluindo a pele da ponta da asa.
Foto 342. Vista a partir da ponta da asa da pele pre clecada do intra dorso.
Foto 343. Vista a partir da ponta da asa da pele pre clecada do intra dorso, vista por outro ângulo.
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06/11/2013 - Trabalhos Finais
Após uma pequena pausa para recarregar energias, retomamos nosso trabalho, vamos à finalização da asa.
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Foto 344. Iniciamos o trabalho de fixação da ponta de asa, tomamos o cuidado de modelar um "olho de peixe" para instalação de luzes de navegação, e estrobo.
Foto 345. Realização de furos, tomando o cuidado para manter o alinhamento da curva do bordo de ataque.
Foto 346. Detalhe dos rebites que prendem a ponta de asa.
Foto 347. Após a fixação da ponta da asa, a instalação da chapa pára fechamento final.
Foto 348. Detalhe da chapa de fechamento da ponta de asa.
Foto 349. Vista geral após conclusão da rebitagem.
Foto 350. Realizando o fechamento do bordo de fuga da asa, nesta etapa são usados, rebites sólidos.
Foto 351. Vista geral após conclusão, visão do extra dorso.
Foto 352. Vista geral após conclusão, visão do intra dorso.
Foto 353. Instalação do batente superior para porta.
Foto 354. Vista Geral do batente.
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09/11/13 - Finalizações.
O dia, foi aproveitado para finalização de instalação de componentes nas asas, e já iniciamos o trabalho de preparação e limpeza das mesmas para a pintura!
Foto 355. Instalação dos geradores de vórtice, ("vortex generator"), um gerador de vórtice (GV) é uma superfície aerodinâmica consistindo de uma pequena pá ou ressalto que produz um vórtice, geradores de vórtice retardam a separação de fluxo do ar e a estagnação aerodinâmica, melhorando assim a eficácia das asas e superfícies de controle, conforme desenho abaixo:
Foto 356. Vista geral dos geradores de vórtice, esses pequenos defletores substituem os slot´s!
Com esta foto, encerramos a seção "asas", não colocamos as fotos da outra asa, visto serem simétricas, e acarretaria em repetição de fotos. Os trabalhos agora consistirão em preparação para a pintura!
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Olá Pessoal! Parabéns pelo belo trabalho, já visitei outros fabricantes de aeronaves no brasil, e digo que nem eles, capricham tanto na montagem quanto vocês, nenhum deles aplicavam wash primer sobre as peças internas, poderiam mudar no blog para montagem "profissional" em vez de amadora, parabéns, o savannah´s é considerado por mim a melhor aeronave experimental asa alta do mundo, muito bom, quero ver os videos dela depois que estiver voando. Abraços, Cmte. Carvalho.
ResponderExcluirPuxa, agradecemos por palavras tão incentivadoras, obrigado! Esteja sempre a vontade em comentar, e nos visitar se um dia puder! Abraços.
ExcluirParabéns pelo belo trabalho. Observei todas as fotos e comentários, muito bem acabado em cada detalhe. Tem servido de estímulo para mim, olhando o trabalho de vocês parece ser simples, apenas parece. Aguardo com ansiedade pelo voo do pássaro. Sds aerodesportivas.
ResponderExcluirEduardo Deps
Obrigado! Está convidado para participar!
ExcluirSe puderem, não deixem de colocar os 4 tanques, não pensem somente na autonomia, mas as vezes temos nos deparado com aerodromos sem combustivel, e nesses momentos ter um tanque com mais combustivel faz a diferença da tranquilidade.sds
ResponderExcluirEduardo Deps
Amigo Eduardo, obrigado pelos seus comentários, a escolha por 2 tanques foi decida após muita conversa, opiniões de amigos pilotos, nosso engenheiro, levantamento de pros e contras, no final o que realmente sobressaiu foi o fator peso x distância de decolagem.
ExcluirAmigo Eduardo, obrigado pelos seus comentários, a escolha por 2 tanques foi decida após muita conversa, opiniões de amigos pilotos, nosso engenheiro, levantamento de pros e contras, no final o que realmente sobressaiu foi o fator peso x distância de decolagem.
Excluirbom dia, se puder mandar o projeto completo dessa aeronave, pretendo fabricar um ultraleve asas rígidas.
ResponderExcluirOla, nos informe se email!
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