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Fuselagem - Estrutural e revestimento


31/01/2013 - Separação dos componentes da estrutura interna da fuselagem.

Estando prontos os estabilizadores horizontal e vertical, daremos início a montagem da fuselagem do Savannah S, nesta primeira etapa, estamos classificando os componentes, os separando, e deixando na ordem para montagem na sequencia conforme manual do fabricante.

Foto 73 - Detalhes dos componentes que juntos formam a estrutura interna da fuselagem da aeronave.



Foto 74 -  Detalhes dos componentes que juntos formam a estrutura interna da fuselagem da aeronave, de outro ângulo.
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01/02/2013 - Arrebitando os primeiros componentes da estrutura interna da fuselagem.

Iniciamos a rebitagem dos primeiros quadros estruturais internos da fuselagem, a ordem é de trás para a frente, ou seja lá do leme, vindo no sentido da cabine:

Foto 75 - Detalhe do quadro estrutural 01.

Foto 76 - Detalhe do quadro estrutural 02
.
Foto 77 - Detalhe do quadro estrutural 03.

 Foto 78 - Detalhes dos quadros estruturais 4; 5; 6; 7; 8 e 9, ( do centro para a extremidade) - vista lateral.

 Foto 79 - Detalhes dos quadros estruturais 4; 5; 6; 7; 8 e 9, ( do centro para a extremidade) - vista de cima. 


Foto 80 - Detalhe do quadro estrutural 10.

 Foto 81 - Detalhe do quadro estrutural 10, região central do componente.

Foto 82 - Detalhe do quadro estrutural 10 - visto de trás.

Com a montagem do quadro estrutural 10 da aeronave, encerramos os trabalhos do dia 01/02/2013. O próximo passo agora é localizar, separar e preparar as longarinas que servirão de ligação entre os quadros estruturais.
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02/02/2013 - Alinhando os componentes da estrutura interna da fuselagem.

Foto 83 - Os quadros estruturais pré-alinhados - vista interna.

Foto 84 -   Os quadros estruturais pré-alinhados - vista de lado em diagonal.

Foto 85 -   Os quadros estruturais pré-alinhados - vista de trás. 

 Foto 86 - Os quadros estruturais pré-alinhados - vista de lado.
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08/02/2013 - Pintura dos componentes internos da fuselagem.

Depois de ver os quadros estruturais pré-alinhados, desmontamos tudo novamente e aplicamos uma camada de fundo para proteção das peças:

Foto 99 - Os componentes internos da fuselagem após receberem uma camada de proteção.
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13/03/2013 - Pré montagem - Longarinas

Foto 131 - Detalhe das longarinas pré montadas, as peças que ainda não receberam fundo serão pintadas antes do início da montagem da fuselagem.

Foto 132 - Detalhe do suporte da bateria, a qual também receberá uma camada de fundo protetor.
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20/03/2013 - Montagem da Fuselagem

Ficamos alguns dias com a montagem parada, pois precisemos de mais clecos, e enquanto os mesmo não chegassem, deveriamos aguardar. Finalmente chegaram, assim pudemos retomar a montagem!

 Foto 133 - A estrutura fora toda "clecada", após isso passamos os cabos de aço responsáveis pelo comando do leme.


 Foto 133 - Algumas peças da parte traseira já puderam ser rebitadas, mas a grande maioria somente junto com as peles. 

Foto 134 - Após termos passados os cabos de aço, rebitamos as guias do cabo junto à estrutura. 

Foto 135 -Detalhe da guia do cabo junto à estrutura já devidamente fixada.

Foto 136 - Detalhe do suporte da Bateria já presa à estrutura através dos clecos, a fixação definitiva se dará  com os rebites que prenderão as peles, (skin) na próxima etapa. 

Foto 137 - Detalhe dos componentes que já puderam ser rebitados nesta fase. 

Foto 138 - Vista em perfil (traseira), da fuselagem .

Foto 139 - Vista em perfil (traseira), da fuselagem, por outro ângulo.

Foto 140 - Vista superior de trás, da fuselagem, por outro ângulo.

Foto 141 - Colocamos através dos clecos, a chapas traseira do bagageiro, inferior, e as proteções dos braço de comando dos flaperons.

Foto 142  - Os componentes visto de outro ângulo.

Foto 143 - Acertando mais um cleco.

Foto 144 - Último cleco do dia! 

Foto 145 - Detalhe do local onde fica a haste de comando dos flaperons.

Foto 146 - Detalhe do local onde fica a haste de comando dos flaperons por outro ângulo.
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28/03/2013 - Montagem da Fuselagem - Peles (skin)

 
Foto 147 - Aplicação de fundo sobre os componentes da pele da fuselagem.

Foto 148 - Aplicação minuciosa do fundo protetor onde acontece o contato de chapa com chapa.

Foto 149 - Trabalho final!

 
Foto 150 - A pele superior da fuselagem, já com o fundo protetor aplicado.


 Foto 151 - Aplicação do fundo protetor do lado externo, onde haverá a união com a chapa que faz o canto arredondado da fuselagem.
 
Foto 152 - A pele superior colocada na fuselagem.

Foto 153 - A pele do canto de arredondamendo do lado esquerdo, clecada à pele superior.

 Foto 154 - Colocamos também a pele do canto de arredondamento do lado direito, clecada à pele superior.

Foto 155 - Clecamos a pele (skin), da lateral esquerda da aeronave à chapa superior do canto arredondado. 

Foto 156 - Agora os clecos que antes seguravam apenas as emendas das 2 peles,  foram devidamente fixados à estrutura da fuselagem.

 Foto 157 - Visão geral da fuselagem clecada com as peles superiores, cantos superiores e pele lateral esquerda.
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11/05/2013 - Montagem da Fuselagem - Peles (skin) - continuação...

Depois de um tempo com a montagem parada devido a importação de clecos, retomamos as atividades, seguem as fotos:

 Foto 158.

 Foto 159.

 Foto 160.

 Foto 161.

 Foto 162.

 Foto 163.

 Foto 164.

 Foto 165.

 Foto 166.

Foto 167.
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17/05/2013 - Continuação...

Foto 168.

 Foto 169.

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 Foto 171.

 Foto 172.

 Foto 173.

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 Foto 178.

 Foto 179.

 Foto 180.

Foto 181.

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21/05/2013 - A montagem da fuselagem continua...

 Foto 182.

 Foto 183.

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 Foto 185.

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 Foto 187.

 Foto 188.

Foto 189.
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01/07/2013 - Fuselagem, a montagem continua...

Sem dúvida tratase da parte com maior detalhes e mais demorada da montagem, porém existe um prazer enorme em fazê-la, pois começa-se a ter cara de avião!

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04/07/2013 - Iniciando o trabalho de fixação do trem de nariz.


 Foto 228.

Foto 229.
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12/07/2013 - Uma panorâmica de nossa fuselagem!
Foto 230.
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29/07/2013 - A Montagem continua...

 Foto 248 - Detalhe do fechamento sobre o painel.

 Foto 249 - Vista de outro ângulo.

Foto 250 - Vista aproximada.

Foto 251 - Vista traseira lado esquerdo.

Foto 252 - Vista Panorâmica Geral.
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02/09/2013 - Fixação dos suportes superiores cabine.

 Foto 253 - Vista da fuselagem traseira, lateral.

 Foto 254 - Vista da fuselagem traseira, superior.

 Foto 255 - Vista da parte dianteira, lateral.

  Foto 256 - Detalhe dos clecos alinhando a estrutura tubular.

  Foto 257 - Detalhe dos clecos alinhando a estrutura tubular, vista interna.


  Foto 258 - Fixando componente para pré-acabamento.

   Foto 259 - Componente para pré-acabamento fixado, lado esquerdo.

   Foto 260 - Componente para pré-acabamento fixado, lado direito.
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06/09/2013 - Finalizações - primeiro dia

Iniciamos os trabalhos finais sobre a fuselagem, retirada dos últimos clecos, e fixação por rebites, instalação da porta de inspeção traseira, finalização de rebites da parte traseira da fuselagem, finalização de rebites da dianteira, junto a parede de fogo, etc. Já esta começando a ficar bonito! Com mais cara de aeronave! Acreditamos que bastará mais um dia de trabalho sobre a fuselagem, e então daremos início à construção das asas... 

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     Foto 262.

     Foto 263.

Foto 264.

Foto 265.

    Foto 266.

 Foto 267.

Foto 268.
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17/09/2013 - Finalizações, segundo dia.

Neste segundo dia, realizamos as furações para fixação do lexan, conferimos o manual de montagem para certificação da realização correta de todos os passos, por fim, finalizamos alguns rebites, e deixamos pré colocadas as peças que fecharão as colunas dianteiras. O próximo passo agora será a pré-instalação das portas, a fim de alinharmos o componentes, para após a pintura final, bastar a fixação dos mesmos. Seguem as fotos do dia:

 Foto 269.

 Foto 270.

  Foto 271.

  Foto 272.

  Foto 273.

  Foto 274.

 Foto 275.
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18/09/2013 - Finalizações, terceiro dia.

Está cada vez mais próxima a conclusão dos trabalhos antes da pintura da fuselagem, agora ajustamos as portas e deixamos os furos para fixação prontos, nosso savannah´s começa a dar ares de que é um avião... hehe...

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  Foto 277.

  Foto 278.

  Foto 279.

  Foto 280.

  Foto 281.

  Foto 282.
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20/09/2013 - Finalizações, quarto dia.

Instalação dos parafusos da porta de inspeção dos comandos dos flaperons:

Foto 283.

 Foto 284.

Foto 285.
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27/09/2013 - Finalizações, mudança de lugar

Hoje foi um dia especial, marca o fim dos trabalhos da fuselagem, agora a fuselagem do Savannah´s está em uma garagem, onde terá a compania de meu aeromodelo! hehehehe....

 
Foto 286.

 Foto 287.

 Foto 288.

 Foto 289.

Foto 290.

Agora nosso trabalho é iniciar a montagem das asas!!!.
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11 comentários:

  1. Olá, tenho visitado seu blog já ha vários dias, estou gostando muito da montagem de vocês, tem muito trabalho pela frente, não desanimem! Sigam, com força vontade e determinação, parabéns.

    Jean Souza.

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    1. Agradecemos por suas palavras motivadoras, estamos conscientes de todo o grande trabalho que temos pela frente, o que fizemos ate o momento e apenas a ponta do icebergue! Seja sempre vindo ao nosso blog!

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  2. bom dia, muito bom o blog de voces, mas creio que o subtitulo deve ser mudado, se é uma construção amadora não chegará a excelencia, somente se fosse uma construçao profissional. att eder j.vieira

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    1. Bom dia Eder!

      Muito obrigado por sua visita e por seu comentário, ficamos honrados com sua atenção!

      Nossa intenção com o subtítulo é conforme descreve o dicionário:


      Significado de Amador
      adj. e s.m. Amante, namorado. / Apreciador: amador de quadros. / Que pratica qualquer arte ou esporte, sem ser um profissional: o atletismo é um esporte de amadores. / Curioso, diletante: trabalho de amador.


      Significado de Excelente
      adj. Superior em seu gênero, perfeito, primoroso, exímio, inigualável: o jovem era um excelente aluno. / Agradável, de extremo sabor ou qualidade: prato excelente. / Recreativo, interessante, envolvente, instrutivo: livro excelente.

      Significado de Profissional
      adj. Que se relaciona com determinada profissão: sindicato profissional; artista profissional. // Escola profissional, estabelecimento de ensino técnico que prepara para diversas profissões. / &151; s.m. e s.f. Pessoa que faz uma coisa por profissão (por opos. a amador).

      Na verdade, somos amadores, por que a construção de aeronaves não é nossa profissão, (atividade principal), quanto a excelência a que destacamos em nosso subtítulo é por que pretendemos que ao final de nossa montagem não haja uma aeronave (Savannah S), construída por amadores, Superior em seu gênero, perfeito, primoroso, exímio, inigualável, devido à qualidade com a qual estaremos montando, instrumentos que utilizaremos e acabamento que aplicaremos à mesma.

      E acreditamos sim, que uma mesma aeronave possa ser construída por construção profissional e amadora, e que a amadora possa vir superar a profissional, DESDE QUE seus construtores, possuam habilidades, conhecimentos, experiência, ferramentas e técnicas adequadas e necessárias para tal trabalho. No entanto, isso só poderá ser comprovado mediante apresentação do trabalho final.

      Seja sempre bem vindo ao nosso blog, não deixe de nos honrar com suas visitas, atenção e comentários, sempre serão bem vindos! Um abraço.

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  3. Os projetos estão de facil entendimento? Qual o idioma? Att gravele@gravele.com.br

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  4. Olá Cezar, o manual é todo em inglês, não tivemos dificuldade em trabalhar com o manual. Não sabemos de que lugar você é. Mas sinta-se a vontade se desejar fazer-nos uma visita para conhecer de perto o kit, antes de de comprar o seu.

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  5. Só tenho a elogiar o trabalho brilhante de vocês. Persistência e determinação é impressionante. Parabéns...O que tem haver ser amador com excelência? Pode sim ser amador e trabalhar com excelência, dedicação e competência. Abraços e mão na massa. Cézar - Belo Horizonte MG

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  6. Oi Cesar bom dia, agradecemos o seu contato. Concordamos com você plenamente o trabalho poder amador e feito com excelência! Esteja sempre à vontade em realizar seus comentários, obrigado.

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  7. Gostaria do seu contato estou iniciando a minha construção e queria tirar dúvidas com vc, meu zap 21 97048 0180 Mauricio Rio de Janeiro

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  8. Foto 289, vocês carregando toda a estrutura básica sem as asas... Karambas... Depois de pronto... Quanto pesa essa aeronave sem carga... só o peso bruto dela???

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  9. Olá! Obrigado por sua visita! Acesse o you tube, já tem vídeos dessa aeronave no canal da flytell, o peso dela depois de pronto ficou em 352kg!!! Literalmente um UltraLeve mesmo!

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