Estando concluída a fase de organização chegou a tão esperada hora de separar os primeiros componentes de nossa aeronave para darmos início à montagem, optamos por começar pelo estabilizador horizontal, não tivemos problemas em localizar as peças, pois de certa forma, ao organizar as prateleiras, já identificamos os componentes e tínhamos ideia de onde estavam:
Foto 21 - Os componente que compõe o estabilizador horizontal.
Foto 22 - Localização dos códigos e colocação dos componentes já para a sequencia correta de montagem.
Foto 23 - Detalhes das Longarinas internas do estabilizador horizontal.
Foto 24 - Detalhes dos acabamentos laterais do estabilizador horizontal.
Foto 25 - À frente da foto, detalhe do cabo de aço de acionamento do estabilizador horizontal.
Foto 26 - Vista geral dos componentes.
Fotos 27 e 28 - Satisfação em terminar a separação dos componentes do estabilizador horizontal, o próximo passo agora é iniciar a montagem do componente!
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22/01/13 - Início da montagem do estabilizador horizontal.
Foto 29 - Detalhe da montagem inicial da estrutura utilizando clecos.
Foto 30 - Detalhe da montagem, com os clecos e os arrebites avex de uso aeronáutico.
Foto 32 - Detalhe das estrutura do profundor com os rebites já colocados.
Foto 33 - Apenas para visualização, colocamos a pele (skin) sobre a estrutura, muito bom.
Foto 34 - Fim dos trabalhos por este dia, ficamos felizes por conseguirmos dar o pontapé inicial!
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23/01/13 - Montagem do estabilizador horizontal, dia 02.
Foto 35 - Colocação dos suportes para fixação dos acabamentos do estabilizador (pontas).
Foto 36 - Suportes rebitados!
Foto 37 - Estrutura pronta para receber fundo de proteção.
Foto 38 - Preparação das peles, (skin) do estabilizador para receber o fundo de proteção.
Foto 39 - Embora o fabricante ICP dispense o uso de aplicação de fundo protetor, optamos por aplicar um wash primer específico para alumínio, a fim de auxiliar na proteção e durabilidade das chapas, cuidado adicional que traz garantia de maior qualidade ao produto final.
Foto 41 - Fixando o cabo do compensador elétrico em sua posição definitiva.
Foto 42 - Realizando o fechamento da pele, (skin), da parte inferior do estabilizador.
Foto 43 - Detalhe do estabilizador, onde é possível ver o cabo do compensador elétrico e do cabo de aço de comando.
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Apenas para concluir os trabalhos do dia anterior, terminamos de efetuar o fechamento das peles, (skin), do estabilizador horizontal.
Foto 44 - Detalhe dos clecos e rebites já devidamente colocados.
Foto 45 - Detalhe dos clecos e rebites já devidamente colocados, de um ângulo mais próximo.
Foto 46 - O estabilizador horizontal já com todos os rebites colocados.
Foto 47 - O estabilizador horizontal já com todos os rebites colocados, visto do lado oposto ao da foto anterior.
Agora, o próximo passo é iniciarmos a construção do elevador horizontal.
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25/01/13 - Montagem do estabilizador horizontal, seção do elevador.
Foto 48 - A composição da estrutura interna do elevador.
Foto 49 - Detalhe do compensador elétrico do elevador.
Foto 50 - A composição da estrutura interna do elevador vista de um ângulo aproximado.
Foto 51 - Revisando o posicionamento de todas as peças, conferindo os lados, depois de certificar a correta posição de todos os componentes, é hora de dar início a montagem do componente!
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26/01/13 - Montagem do estabilizador horizontal, seção do elevador, dia 02.
Depois de tudo conferido no dia anterior, agora chegou a hora de efetuar a montagem...
Foto 52 - Detalhe da colocação dos clecos e dos rebites nos componentes da estrutura interna do componente, vista traseira.
Foto 53 - Detalhe da colocação dos clecos e dos rebites nos componentes da estrutura interna do componente, vista frontal.
Foto 54 - Realizando a rebitagem depois de estar tudo devidamente centralizado.
Foto 55 - Concluindo o trabalho de rebitagem.
Foto 56 - Hora da estrutura receber um banho de proteção com wash primer.
Foto 57 - Preparação das peles, (skin), do elevador para ser fixada à estrutura.
Foto 58 - O trabalho de rebitagem da pele, (skin), do elevador.
Foto 59 - Trabalho quase concluído.
Foto 60 - O elevador esta quase pronto, falta aplicar uma camada de proteção de wash primer sobre a pele, (skin). Fim dos trabalhos por este dia.
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Como podemos ver, as chapas já vem todas pré furadas, sem a necessidade de fazer furos nos locais de rebites maiores, facilitando,dando agilidade e perfeição para uma montagem sob planta.
ResponderExcluirHugo Muraro
Isso mesmo Hugo! Ressalto também, que ao contrário de outros kits de outros modelos de aeronaves existentes no mercado, para fecharmos o bordo de ataque do estabilizador horizontal, não foi necessário a utilização de cintas para ajustar a pele, a mesma já veio com a curvatura da fabrica, e seus furos se encaixaram como uma luva!
ResponderExcluirJuliano
Só uma pergunta; as longarinas e nervuras foram rebitadas com rebites pop?
ResponderExcluirOlá Marcos, obrigado por sua pergunta, a aeronave foi montada 100 % com rebites AVEX, inclusive nas peles. Alguns componentes receberam rebites de aço inox. Abraço.
ExcluirCompanheiro eu estou iniciando uma pesquisa neste mercado para adquirir um Kit destes, estou meio perdido. Você pode me passar o endereço do seu fornecedor? Se for possível responda para o e-mail vicente.raimundo@gmail.com
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