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Pintura

11/11/2013 - Preparação para a pintura.


Nesta fase, como trata-se de acabamento, sempre acarreta em maior tempo de trabalho, tentaremos otimizar nossas ações, pois a demora em pintar as peças poderá acarretar diferença de tons, o que não nos agrada. Faremos uma "força tarefa conjunta" aproveitando o feriado do dia 15/11/13, para tentar em 3 dias, realizar toda a etapa da pintura. Até lá, vamos dia após dia, preparando as peças, para somente pulverizar os componentes nos 3 dias. Neste primeiro dia de trabalho, nos concentramos em alinhar as peças de acabamento das pontas dos estabilizadores horizontal e vertical, em seguida já os deixaremos preparados para a pintura.




 Foto 357.

  Foto 358.


Foto 359.
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12/11/2013 - Empapelamento.

Os trabalhos do dia, resumiram-se em limpeza das peças e empapelamento das partes que devem ser protegidas:

 Foto 360. Isolamento do comando dos flaperons.

 Foto 361. Isolamento do painel e botões.

 Foto 362. Isolamento das alavancas de comando e dos flaps.

Foto 363. Isolamento da parede de fogo e do suporte do motor.
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13/11/2013 - Fundo para a Fuselagem.

O trabalho do dia, (aliás, da noite, por causa do calor), consistiram em aplicação de wash primer, e fundo primer para PU na fuselagem:

 Foto 364. Aplicação de wash primer.

Foto 365. Vista geral após aplicação de wash primer.

Foto 366. Aplicação de fundo primer para PU, parte inferior traseira da fuselagem.

Foto 367. Aplicação de fundo primer para PU, parte inferior dianteira da fuselagem.

Foto 368. Vista geral da fuselagem após aplicação de fundo primer para PU.
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14/11/2013 e 15/11/2013- Pintura continuação...

Aplicação de primer:

Foto 369. Aplicação de primer nas peças de acabamento.


Foto 370. Aplicação de primer nas asas.

Foto 371. Aplicação de primer na deriva.


Foto 372. Preparação das pontas das asas.
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16/11/2013. Dia de pintura da fuselagem!
É hoje, a fuselagem recebe o seu banho de tinta! Mas, não só ela, por isso preparamos mais algumas peças:


Foto 373. Preparação parte superior do canopi.

Foto 374. Preparação canopi, parte inferior.


Foto 375. Mais algumas peças pequenas de acabamento recebendo preparação para pintura final.


Foto 376. Preparação das portas.

Foto 377. Isolamento do inferior da fuselagem para pintura.

Foto 378. A fuselagem após a pintura.

Foto 379. A fuselagem após a pintura, lado esquerdo.

Por sorte, a câmera de segurança local, foi testemunha do trabalho de pintura, por isso, abaixo segue o vídeo do trabalho de pintura na fuselagem:



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17/11/2013 -Encerrando os trabalhos do feriadão.
Após todos esse dias, é hora de limpar a bagunça, muitos jornais, e latas de tinta vazias, bom, a limpeza teve que ser geral, pois tínhamos que liberar o patio para o trabalho normal de segunda feira. Após a limpeza, ainda foi possível montar o trem de pouso e instala-lo na fuselagem:

Foto 380. Detalhe da roda do trem de pouso.


Foto 381. Detalhe da fixação do trem de pouso à fuselagem.

Foto 382. Detalhe do trém de pouso após sua fixação.

Foto 383. Detalhe da bequilha.
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5 comentários:

  1. Parabéns pessoal, achei formidável a ideia de vocês pintarem as peças separadas, assim, cada parafuso na montagem não terá sido "contaminado" pela tinta, e vocês terão varios detalhes em destaque nos pontos de fixação, que trará ao conjunto final, todo um charme e capricho. Parabéns, desconheço uma aeronave experimental montada assim com todo o cuidado e capricho, caprichem no interior também! - acompanho o blog de vocês desde abril e estava ansioso pela pintura justamente para ver como fariam, muito bom! Cesar Medeiros - AM

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    1. Obrigado Cesar, sempre é bom receber elogios, obrigado por nos acompanhar a tanto tempo! Fique a vontade sempre que desejar expressar suas opiniões! Abraço.

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  2. Bom dia amigão, excelente iniciativa, parabéns. Então, sou proprietário de um bravo 700 acostumado a operar STOL porém ele está ficando pequeno para minha família e estou pensando eu mesmo construir um CH 801, tenho espaço proximo a minha casa. Porém minha duvida é em relação a quantas horas-homem voces gastaram para construir até agora, se contrataram alguem, quantas pessoas, voce tem esse calculo? Outra duvida recai na importação pronta, ou seja, voces avaliaram importar um aviao usado já construido e voando da Itália e homologar ele aqui? o custo não seria praticamente o mesmo? Obrigado e desculpe tantas perguntas....abraço, Alberto/RS

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    1. Bom dia Alberto, desculpe a demora, estavamos em viagem, fique à vontade em nos perguntar... Vamos às suas respostas: Não contratamos ninguém, estamos montando essa aeronave em três pessoas, e temos o controle das horas sim! Segue: total de horas até o momento: 507 horas. Sendo que cada um contribuiu para esse número, eu Juliano, trabalhei 294 horas, o Iko trabalhou 98 horas e o Hugo trabalhou 115 horas. É muito provavel que se não aplicassemos wash primer nos componentes, poderia retirar umas 100 horas desse total, ok? Não avaliamos importar um avião usado, por que queríamos um produto novo, não valia a pena importar um avião homologado, pois seu custo de manutenção, (passar por oficinas homologadas, taxas, etc.), seria inviável. Achamos muito mais interessante montar o seu CH 801 mesmo... Abraço, fique a vontade em fazer mais perguntas se precisar!

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  3. Alberto
    Esta pensando em vender seu bravo? Se sim seria em breve? qualquer coisa pode ser para o e-mail fadec@bol.com.br

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